HISTÓRIA DO COACHING
1500: Surgiu na Inglaterra o uso da palavra “Coach”, designado para denominar aquele que conduzia uma carruagem.
1850: Palavra “Coach” era utilizada nas universidades da Inglaterra denominando o tutor de uma pessoa (responsável por orientar os estudantes com os estudos).
1950: O conceito de “Coaching” foi primeiramente introduzido na literatura dos negócios, como sendo uma habilidade para o gerenciamento de pessoas.
1960: Programa educacional em Nova York introduziu pela 1ª vez as habilidades de coaching de vida. Este programa foi transportado para o Canadá e melhorado com a inclusão da resolução de problemas.
1980: Programas de liderança incluíram o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a dar importância a esse tema. A partir desta década, o Coaching emerge como uma ferramenta extremamente poderosa.
A necessidade de planejamento, de alinhamento estratégico, de exigência crescente de qualidade, de constante preocupação com a otimização dos custos, de se reter talentos e de se desenvolver lideranças internas, são aspectos que as empresas vêm enfrentando nos dias atuais, onde assistimos a um crescente processo de competição local e mundial.
Foi em meio a este cenário que ocorreu a crescente intensificação da cultura do Coaching no ambiente empresarial, com o objetivo de atender, de forma customizada, às necessidades de organizações, executivos, líderes, profissionais e colaboradores de todos os níveis.
O Coaching atua em duas vertentes:
LIFE COACHING: Destinado a atender pessoas físicas, que buscam atingir objetivos pessoais e qualidade de vida.
EXECUTIVE COACHING: Voltado ao mercado profissional/empresarial que tem por finalidade à expansão profissional e alinhamento do gestor às metas corporativas.